Foto: Ruínas de Antioquia da Síria
Os cristãos judaicos helênicos foram dispersos de Jerusalém devido às constantes perseguições por eles sofridas após a morte de Estevam, e chegaram até a grande metrópole de Antioquia da Síria, até então estes cristãos só anunciara o evangelho a judeus, somente na grande cidade de Antioquia é que eles passaram a anunciar o evangelho a não Judeus e a ganhar muitos convertidos.
Em Antioquia foi organizada a primeira igreja missionária, a então chamada igreja de Antioquia, igreja organizada pelos judeus da Síria vindos da dispersão após a morte de Estevam, no meio deles e provavelmente vários dentre destes estava os dos fundadores desta igreja era um dos sete escolhidos para servir as mesas, Nicolau de Antioquia (Atos 6:5), mas não há relato dos nomes dos fundadores da igreja de Antioquia nas escrituras sagradas.
Devido o seu crescimento repentino levou a igreja de Jerusalém a enviar um de seus representantes para ver o que estava acontecendo, então o nome indicado foi o de Barnabé, só que Barnabé não tinha dúvidas do que estava acontecendo, então ele busca a ajuda de alguém já com certo conhecimento o seu amigo Saulo (Atos 11:25).
1.1 – Em Antioquia havia uma delegação sobrenatural (Uma boa igreja envia para o campo os seus melhores).
Em Antioquia estava os mais conhecidos e destacados mestres e profetas de sua época (Atos 13:1-3). A população cosmopolita de Antioquia se refletia nos membros de sua igreja e até mesmo em sua liderança, que consistia em cinco profetas e mestres que moravam na cidade¹. A igreja constituída a partir de Antioquia enviou os seus melhores a anunciar as boas novas a outras partes do oriente para evangelizar. Foi a partir de Antioquia que Paulo e Barnabé partiram para outras partes pregando as boas novas (Atos 13:4-5). O evangelho que eclodiu a partir da igreja de Antioquia, rompeu barreiras e chegaria até aos confins da terra (Atos 13:47).
1.2 – Características de uma igreja missionária
a) Evangelismo e Proclamação – A igreja em Jerusalém resolveu enviar a Barnabé para averiguar os fatos que estavam acontecendo em Antioquia (Atos 11: 19-24)
b) Edificação através do Ensino - (Atos 11.25-26) com proclamação em Antioquia atraiu Barnabé e ele desejou permanecer na cidade, procurou Paulo, pois era um homem de formação e teria condições de ensinar aos judeus e aos gregos convertidos. O v. 26 afirma que Paulo e Barnabé dedicaram muito tempo a instruir a igreja.
"Antes, santificai ao SENHOR Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós," (I Pedro 3: 15)
_____________________
¹ Stott, John R. W. O que levou a igreja em Antioquia a fazer Missões. Disponível em: http://www.monergismo.com/textos/missoes/missoes_stott.htm. Acesso em 07/03/2011. Grifo nosso.
c) Serviço e Solidariedade - Em (Atos11. 27-30) mostra a sensibilidade da Igreja para com os problemas dos cristãos de outros lugares. Sabendo que a Judéia passava por um período de fome, decidiram enviar donativos para os irmãos de Jerusalém.
d) Envio Missionário – (Atos 13.1-3) conta que a Igreja de Antioquia era presidida por profetas e doutores: os profetas tinham a função de exortar e fortalecer os membros da igreja e os doutores tinham a responsabilidade de ensinar. Tudo indica que os cinco líderes da Igreja fossem pessoas cultas e bem formadas e que colocaram a disposição de Deus seus dons e talentos. Dois destes líderes serão enviados em missão, prioritariamente para evangelizar judeus dispersos por várias cidades. Após o Concílio de Jerusalém (cap. 15), os grupos de missionários enviados pela Igreja de Antioquia vão também em busca dos gentios.
Conclusão
Por pessoas desconhecidas foi fundada a igreja em Antioquia da Síria, nomes que nem se quer são mencionados, Por pessoas desconhecidas foram pela primeira vez os discípulos chamados “Cristão” (Atos 11:26), e por pessoas desconhecidas a igreja de Antioquia teve um grande papel em instruir e enviar afora aqueles que fizeram o evangelho de Cristo sair de Jerusalém para alcançar muitos ao redor do globo.
A Ele toda a gloria.
Bibliografia
Lazier, Josué Adam, da Quarta Região Eclesiástica – Disponível em: remne.metodista.org.br/download/33/IgrejadeAntioquia.pdf. Acesso em 07/03/2011
McDaniel, Geo. W – As igrejas do Novo Testamento – 5ª edição, Rio de Janeiro, Editora Juerp, 1989.
Marshall, I. Howward – Atos Introdução e Comentário – 1ª edição, São Paulo, Edições Vida Nova, 1982.
Revista Jovens e Adultos Dominical Professor 1º Trimestre de 2011 – Rio de Janeiro, Editora Betel, 2011.
Aula Ministrada na Escola Bíblica Dominical da Assembléia de Deus de Jardim Elba-SP, no dia 13 de Março de 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário