O que uma editora de respeito deveria fazer ao publicar uma obra duvidosa?
Acompanhando certos debates que vem ocorrendo na blogesfera, ainda que de longe, acabei de adquirir a acalorada e indigesta (para muitos) BIBLÍA DE ESTUDO DAKE para pesquisa pessoal e analise.
Mesmo sem analisá-la por completo ainda, respeito à opinião de muitos irmãos que a possui e daqueles que acham que a obra deveria ser descontinuada, apesar dos cortes feitos frente à edição original em inglês, dizerem que a obra vai servir de grande ajuda para pastores, professores de escola bíblica, seminaristas e estudantes das escrituras.
Mas diante do exposto se esta obra é tão rica como dizem e vai servir de grande ajuda aos tão necessitados cristãos de língua portuguesa, a pergunta que não quer calar, porque não há publicaram antes? Ou será que o tão famigerado comércio evangélico tem forçado a publicação de obras de conteúdo herético e duvidoso para alavancar às vendas de determinados produtos frente a outros de sucesso extraordinário de vendas, mas que são verdadeiras latas sem conteúdo!
Diante do exposto, com tantas obras inéditas que ainda precisam ser publicadas em português, partindo de prioridades em se falando do editor principal responsável pela publicação supra citada, a meu ver faltou-lhe atenção para com o seu publico consumidor em disponibilizar uma obra teológica com conteúdo duvidoso sem uma nota de esclarecimento nas ante paginas da obra para esclarecer o conteúdo duvidoso, como fez outra editora bem mais nova que a editora pentecostal, porém preocupada com o que publica para que não venha a cair em descrédito do publico que a assiste, fez da seguinte forma como segue abaixo com um de seus títulos publicado e intitulado de “As Obras da Carne e o Fruto do Espírito” na página 11 do referido livro.
NOTA DOS EDITORES
A publicação desta bela obra de Willian Barclay não significa que endossamos a teologia do dele. O Prof.Barclay não era evangélico, uma vez que negava a inspiração plenária das Escrituras, a divindade de Jesus Cristo e a condenação eterna dos ímpios, entre outras doutrinas fundamentais.
Cremos que seria um grave erro concluir que a divulgação de suas valiosas pesquisas sobre termos gregos, visando uma compreensão maior do Novo Testamento, também inclui o nosso apoio às posições anti-cristãs que ele abarcava.
O reino do céu é ainda semelhante a uma rede que, lançada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. E, quando já está cheia, os pescadores arrastam-na para a praia e, assentados, escolhem os bons para os cestos, e os ruins deitam fora.
Mateus 13:47, 48.
Portanto na referida obra, a BIBLÍA DE ESTUDO DAKE o que temos são notas de exaltação desta, por seus principais teólogos, mestres, apologistas e consultores teológicos sem citar nada sobre os seus erros e seus desvios teológicos, sendo esta uma das principais reclamações dos seus opositores, a falta de informação para aqueles que são leigos e voltados a qualquer vento de doutrina e costumes dos mais estranhos, que, aliás, tem surgido muito nos ultimos tempos.
No mais vou fazer o que as Escrituras Sagradas manda fazer “Examinai tudo. Retende o bem”. 1ªTESSALONICENSES 5:21
PS: Em tempo vejo os pentecostais clássicos estão mais próximos do neopentecostalismo com suas inovações nada ortodoxas, e cada vez mais distantes da ortodoxia evangélica.
Cordialmente em Cristo.
Franciney.
Nenhum comentário:
Postar um comentário